domingo, 22 de julho de 2012

Economia

    Desde meados da década de 70 a pecuária tornou-se a principal atividade econômica da região com mais de 10 milhões de cabeças de gado. Os maiores rebanhos bovinos encontram-se nas cidades de Corumbá e Cáceres, responsáveis por abastecer frigoríferos do Oeste paulista e também para o Mercado Comum Europeu.
     As fazendas costumam ficar em áreas de planície e tão longe quanto possível das áreas inundáveis, o que não impede desastres ocasionais, como as inundações ocorridas em 2011 e já citadas nesse post.


    Outra atividade importante da região pantaneira é a pesca, beneficiada por seus muitos rios e baías. A variedade de espécies é imensa - pirarucu, pacu, dourado, curimbatá, etc - o que permite não apenas a pesca de subsistência, mas também pequenas vendas que geram renda para a população ribeirinha.

  

    Também não poderíamos deixar de citar o turismo que vem aumentando ano após ano. Com tantas paisagens incríveis seria natural que mais pessoas quisessem conhecer um ecossistema tão rico. Destacam-se entre as cidades alvo desse turismo: Bonito (MS), Cáceres (MT), Poconé (MT), entre outras.

Turistas em mergulho na cidade de Bonito.

3 comentários:

  1. Muito bom! Ajudou muito!!

    ResponderExcluir
  2. ajudou no meu trabalho de ciencias valeu!

    ResponderExcluir
  3. Ajudou nada, queria saber da relevância do turismo para economia do pantanal, não acho em site nenhum, alguém me ajuda!

    ResponderExcluir